quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Coirmão Cotinguiba Esporte Clube completa 109 anos de história

Tremendão venceu o Cotinguiba e levantou o bicampeonato em 1979



Hoje o Cotinguiba Esporte Clube completa 109 anos de fundação. O clube aracajuano é o mais antigo do nosso futebol e foi muito importante para a consolidação do esporte bretão no Estado de Sergipe.

O Cotinguiba, ao lado do Itabaiana, foram os dois clubes que deram o pontapé inicial para a extinção da antiga Federação Sergipana de Desportos (FSD) e para a criação da Federação Sergipana de Futebol (FSF). Os dois clubes possuem um histórico de irmandade, não se curvando diante das decisões arbitrárias daqueles que comandavam o nosso futebol entre as décadas de 1970 e 1980.

Relembremos, então, um dos muitos duelos disputados entre Itabaiana e Cotinguiba. Em 12 de agosto de 1979 o Tremendão precisava de uma vitória contra o Tubarão da Praia, no Batistão, para conquistar o título estadual da temporada de 1979. O Decano possuía chances de conquistar o troféu e ofereceu dura resistência ao Tricolor da Serra. O Ita venceu a partida por 1x0, com gol do zagueiro Aílton, e conquistou o bicampeonato sergipano (1978/1979), o quarto título estadual da sua história.

Confira a ficha técnica completa da partida:

Cotinguiba 0x1 Itabaiana
Competição: 3ª Rodada do Quadrangular do 2º Turno do Campeonato Sergipano de 1979
Estádio: Lourival Baptista (Batistão), em Aracaju (SE)
Data: 12/08/1979 (Domingo)

Renda: Cr$ 72.200,00 - Público: 2.880 pagantes

Árbitro: Manoel Amaro de Lima (PE)
Auxiliares: Edson da Hora (PE) e Aristóteles Cantalice (PE)

Cotinguiba: Carneiro, Dogival, Manga, Lourival e Manoel Carlos; Almir, Agnaldo e Dílson; Belo, Marcílio e Guel
Técnico: Zé Raimundo

Itabaiana: Marcelo, Ney, Israel, Aílton e Valdir; Gustinho, Misso (Dedé Boiadeiro) e Dequinha; Nilson Hora, Damião e Jorge Oliveira
Técnico: Juan Celly

Gol: Aílton (31'/1ºT)

Parabéns, Cotinguiba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário