quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Lateral esquerdo Messias pendurou as chuteiras em 1975 envergando a camisa do Tremendão



Nascido em 25/12/1943, na cidade de Carmópolis/SE, Manoel Messias Nascimento de Jesus iniciou sua trajetória futebolística em 1965, no Santa Cruz de Estância. Em 1967 transferiu-se para o Bahia de Feira, onde ficou até 1970, quando veio para o Itabaiana. Por sua seriedade, 'lenhadas' e dedicação, Messias foi peça importante para o Tremendão. Foi campeão do Nordeste e Campeão Sergipano de 1973 pelo Tricolor da Serra.

Permaneceu na Olímpica de Itabaiana por cinco temporadas consecutivas, de 1970 a 1974. Em 1975, já no Cotinguiba, segundo a Gazeta de Sergipe: "Quando sentiu que era hora de parar Messias procurou os dirigentes dos clubes que defendeu, acertou o seu jogo de despedida e ontem foi a festa que se viu no Presidente Médici, palco das melhores exibições do negrão. No início das festividades Messias permanecia imbatível, duro, coração de pedra, mas na hora da volta olímpica, quando deu o adeus definitivo aos gramados, ele não resistiu e caiu em pranto. Teve que ser consolado por Dona Cremildes, companheira das horas certas e incertas. Todo mundo rendeu sua homenagem ao veterano Messias."

A partida de despedida de Messias ocorreu em 08/10/1975, no Estádio Presidente Médici. Itabaiana e Cotinguiba empataram em 1x1. Nicéias abriu o placar para o Decano da Fundição e o centroavante Freitas Nascimento empatou para o Tremendão. "Messias, que atuou somente metade do jogo, por 25 minutos envergou a camisa do Cotinguiba e por 20 a do Itabaiana. No intervalo, houve as solenidades, quando o presidente Mozart Fonseca, do Ita, lhe entregou um lindo troféu, a sociedade de Itabaiana lhe ofertou um buquê de flores e uma caderneta, resultado do livro de ouro criado pelos amigos de Messias. Para finalizar as solenidades, o atleta em prantos deu a volta olímpica, acenando para aqueles torcedores que sempre o admiraram, pois foi em Itabaiana que Messias viveu as maiores glórias na sua carreira de desportista." (GAZETA DE SERGIPE).

A renda do espetáculo foi toda revertida em favor do ex-atleta.

Infelizmente Messias já não está mais entre nós.

Confiram a ficha técnica da partida de despedida de Messias do futebol:

ITABAIANA 1x1 Cotinguiba
Motivo: Amistoso Estadual
Estádio: Presidente Médici, em Itabaiana (SE)
Data: 08/10/1975 (Quarta)

Árbitro: Woziton Ribeiro

Itabaiana: Thenisson, Gustinho, Ademir, Paulo Preto e Heribaldo (Messias); Ernane, Cipó (Debinha) e Tatica; Miguel, Freitas Nascimento e Everaldo
Técnico: Debinha

Cotinguiba: Raimundo, Oliveira, Humberto, Nilson e Messias (Sérgio); Pedrinho, Nicéias e Geraldo Silva; Paulinho, Florisvaldo e Robertinho
Técnico: Durvalino Damasceno

Gols: Nicéias (12'/1ºT) - Cotinguiba; Freitas Nascimento (40'/2ºT) - Itabaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário