terça-feira, 18 de agosto de 2020

Personagem da Semana | Alberto Menezes, ex-técnico

 (Foto: Revista Placar/1977)
 
 
Após uma breve pausa, o Baú do Tremendão retorna com uma homenagem a Alberto Cardoso de Menezes, treinador do Itabaiana nos anos de 1970, 1971, 1972 e 1982.

Quando jogador, Beto era goleiro e jogou em diversas equipes baianas, como Galícia, Botafogo e Feira. A primeira grande oportunidade do jovem técnico foi aqui na Olímpica de Itabaiana, em 1970, quando chegou com a responsabilidade de substituir Edmur Cruz, treinador campeão sergipano em 1969.

O jornal O Serrano destacou a chegada de Beto ao Tremendão: "Alberto Cardoso de Menezes, Beto, é natural da vizinha cidade de Ribeirópolis. Emigrou há longos anos para o Estado da Bahia, onde se radicou no meio esportivo. Durante o período no Feira, fêz jôgo duplo, como atleta e treinador. Assume agora, por período experimental, a direção do Tremendão da Serra, como treinador, preparador físico e administrador da sede, tudo indicando que, após o contrato atual de três meses, será contratado por período maior, para o próximo campeonato".

O que seria uma experiência, tornou-se sucesso. Alberto Menezes levou o Itabaiana ao título da Taça Nordeste de 1971 e consolidou-se como grande técnico de futebol. Comandou o Tricolor da Serra em cerca de 100 partidas, nas temporadas de 1970, 1971, 1972 e 1982.

Além do Itabaiana, Beto treinou os nossos rivais Sergipe e Confiança, sendo campeão sergipano em ambos. Treinou, ainda, o Fortaleza/CE, o ASA de Arapiraca/AL, entre diversas outras equipes.

Foi administrador do Estádio Batistão até sua morte, em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário