quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O Tremendão de 1987


Em pé: Carlinhos (supervisor), Zé Luiz, Luizão, Adilson Pernambucano, Gil Sergipano, Lima Sergipano e César; Agachados: Nilson Hora, Rener, Angioletti, Paulo Passos e Pingo.

Por pouco esse bom time tricolor não conquistou o Campeonato Sergipano de 1987.

O Ita precisava de uma vitória na última rodada da competição, mas apenas empatou em 1x1 com o Estanciano, no Estádio Presidente Médici, e deixou o título nas mãos do Vasco de Aracaju.

Vamos aos detalhes daquela partida:

Itabaiana 1x1 Estanciano
Competição: 6ª Rodada do Quadrangular Final do Campeonato Sergipano de 1987
Local: Estádio Presidente Médici, em Itabaiana (SE)
Data: 23/08/1987 (Domingo)

Renda: Cz$ 164.350,00 - Público: 3.349 pagantes

Árbitro: José Américo Beata
Auxiliares: Edil Batista de Araújo e Vivaldo Aparecido Cardoso

Itabaiana: Zé Luiz, César (Amaúte), Luizão, Adílson Pernambucano e Lima Sergipano; Gil Sergipano, Rener e Paulo Passos; Nilson Hora, Angioletti e Pingo
Técnico: Dequinha

Estanciano: Carlos, Péricles (Luisão), Moreira, Careca e Marco Antônio; Joãozinho, Renilson e Silva; Jorge Luís, Ney e Nael
Técnico: Luiz Pondé

Gols: Nilson Hora, de pênalti (18'/1ºT) - AOI; Lima Sergipano, contra - EEC

terça-feira, 22 de outubro de 2024

O Tremendão Bicampeão Sergipano 1978/1979

 


Em pé: Marcelo, Israel, Ailton, Ney, Jorge Oliveira, Valdir e Geraldo (massagista); Agachados: Nilson Hora, Damião, Misso, Gustinho e Dequinha

Conquistar o bicampeonato foi relativamente fácil. O aproveitamento foi superior a 85%. Em 17 jogos, o Itabaiana venceu 13, empatou 3 e perdeu apenas uma partida. Uma derrota para o Vasco de Aracaju impediu a conquista do título de forma invicta.

O certame teve duas fases. A primeira foi conquistada em cima do Sergipe, com gol do ponta Nilson Hora. Como venceu a primeira etapa, o Ita seria campeão direto se também conquistasse a segunda. Foi o que aconteceu. Em 12/08/1979, o Tricolor venceu o Cotinguiba, no Batistão, com gol do zagueiro artilheiro Ailton e ergueu o troféu do Campeonato Sergipano de 1979.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Faleceu Luiz Pondé, ex-treinador do Itabaiana

 



Acordamos com a triste notícia da morte de Luiz Pondé, ex-técnico do Tremendão, aos 76 anos, após sofrer um AVC em Salvador/BA.

Sério e disciplinador, Pondé era conhecido por não levar desaforo pra casa. Ele comandou o Tricolor à beira do campo nas temporadas de 1985, 1992, 1993, 1995 e 1999. Passou ainda por diversas outras equipes do nosso Estado.

Lamentamos o fato e desejamos força aos familiares neste momento difícil.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Reflexão sobre o crescimento exponencial da torcida feminina tricolor nos últimos anos

 


O futebol sempre foi um ambiente machista. Poucas eram as mulheres que 'ousavam' ir a um estádio, principalmente nas décadas passadas. A foto é do final dos anos 60.
Até mesmo num passado recente, na primeira metade da década anterior (2010-2015), a presença feminina nos jogos do Tremendão era diminuta. Quem acompanha o Tricolor sabe disso.
Aos poucos, essa cultura foi mudando. Houve um crescimento exponencial de torcedoras a partir de 2016, ano em que o clube voltou a fazer boas campanhas e incentivou a ida das mulheres ao estádio. A primeira promoção - 'MULHERES NÃO PAGAM' - foi feita na estreia do Campeonato Sergipano de 2016: Itabaiana x Boca Júnior, em 24/01/2016, e foi um sucesso: 3.140 torcedores foram ao estádio (Pagantes: 2.234 homens; Não-pagantes: 524 mulheres, 336 crianças, 46 cortesias).
A campanha prosseguiu durante vários jogos e a presença do público feminino ampliou-se a cada partida. Posteriormente, após recomendação da Federação Sergipana de Futebol, passou-se a cobrar o valor módico de R$ 5,00 nos ingressos femininos.
Sem sombra de dúvidas, as gratuidades iniciadas em 2016 e, posteriormente, os ingressos femininos com preços reduzidos, foram responsáveis pelo aumento da presença das mulheres no estádio e, consequentemente, do surpreendente crescimento da torcida feminina tricolor.
Mais recentemente, com a criação dos pré-jogos com música ao vivo, notamos um novo 'boom' de torcedoras. Além da partida de futebol, as famílias enxergaram uma nova oportunidade de entretenimento antes da bola rolar.
Precisamos continuar estimulando a presença da família nos estádios, sempre buscando inovar. Lembrando sempre que sem um time competitivo dificilmente alguma promoção dará certo.