segunda-feira, 9 de julho de 2018

Há 49 anos: Estádio Batistão era inaugurado com participação efetiva da Olímpica de Itabaiana

Seleção Sergipana foi comandada pelo técnico do Itabaiana e contou com vários atletas do Tremendão


Há exatos 49 anos, em 9 de julho de 1969, o Estádio Lourival Baptista (Batistão) era inaugurado. Para o primeiro jogo da maior praça esportiva do Estado foi convidada nada mais nada menos que a Seleção Brasileira que iria defender o país na Copa do Mundo de 1970.
 
O Estado de Sergipe tinha a difícil missão de montar uma equipe para enfrentar àquela que é tida até hoje como uma das melhores de todos os tempos. As "Feras do Saldanha" vieram com todos os seus integrantes: Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Pelé e companhia.
 
Para montar a Seleção Sergipana foi convocado o técnico do Itabaiana, Edmur Cruz. Entre os atletas sergipanos convidados, quatro craques do Tremendão: o goleiro Marcelo, o lateral direito Augusto, o zagueiro Paulo e o atacante Edmilson Santos. Tatica e Bené, que seriam contratados logo depois pelo Tricolor da Serra, também estavam na relação.

Embora os melhores atletas sergipanos tivessem sido convocados, a Seleção de 70 era imbatível e aplicou um sonoro 8x2. Um itabaianense, o volante Clodoaldo, integrante da Seleção Brasileira, foi o primeiro sergipano a marcar um gol no Batistão.

A relação da Associação Olímpica de Itabaiana com o Estádio Lourival Baptista é fantástica. Além de participar efetivamente da sua inauguração, cedendo o seu treinador e alguns dos seus atletas, o Tremendão foi o primeiro time a erguer um troféu no estádio: a Taça Independência de 1969.
 
O Tricolor foi, também, o primeiro Campeão Sergipano da "Era Batistão", conquistando o título estadual em 1969. O Lourival Baptista foi utilizado pelo Itabaiana em diversas campanhas no Campeonato Brasileiro e foi o palco de diversos títulos da Olímpica.

Confiram a ficha técnica completa da partida inaugural do Batistão:

Seleção Sergipana 2x8 Seleção Brasileira
Tipo: Amistoso Inaugural do Estádio Batistão
Árbitro: Armando Marques
Auxiliares: Antônio Góis e Murilo Duarte

Renda: NC$ 214.315,00
Público Pagante: 45.058 pessoas

BRASIL: Félix, Carlos Alberto Torres (Zé Maria), Djalma Dias (Brito), Joel Camargo e Rildo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho (Paulo Borges), Toninho Guerreiro, Pelé e Edu (Paulo César Caju)
Técnico: João Saldanha

Seleção Sergipana: Gilton (Marcelo), Augusto (Zé Américo), Mário Portela (Vidal), Beto (Paulo) e Gecélio (Zé Arlindo); Evangelista (Tatica) e Bené; Caroço (Paulo Lumumba), Beto (Piranha), Vevé (Edmílson Santos) e Joel (Fernando)
Técnico: Edmur Cruz

Gols: Toninho Guerreiro (3), Clodoaldo, Gérson, Paulo Borges, Paulo César Caju e Beto (contra) para o selecionado nacional.
Vevé e Fernando para a Seleção Sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário