quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O Tremendão uniu os lados político-partidários de Itabaiana em 1980

 Antônio Teles representava a situação e Zé Queiroz, a oposição



Em tempo de eufóricas campanhas partidárias é sempre bom lembrar de uma máxima há muito tempo conhecida aqui na cidade serrana:

"Apenas duas coisas são capazes de unir os lados políticos de Itabaiana: Santo Antônio e o Tricolor da Serra".

Em uma terra onde a rivalidade política não raramente atingia a violência extrema, o Tremendão surgiu para unificar o povo em torno de três cores.

Em 1980, após a conquista do Tricampeonato Sergipano pela Olímpica de Itabaiana, o que parecia improvável aconteceu: um encontro amistoso entre a situação, representada à época pelo prefeito Antônio Teles de Mendonça (filho de Chico de Miguel) e a oposição, que tinha em José Queiroz da Costa (patrono do Itabaiana) como figura máxima.

O assunto? Além da comemoração pelo tricampeonato, o chefe do executivo municipal prometeu ajuda ao ferrenho opositor para a formação de uma equipe forte em 1981.

"O tricampeonato é nosso e ninguém tira. Nossa preocupação agora é formar um time para realizar boa campanha na Taça de Ouro e conquistar no próximo ano o tetracampeonato. Em 81 ninguém segura o Tremendão da Serra e com fé em Deus, daqui a um ano, estaremos comemorando a conquista com uma festa igual a esta", disse à época o prefeito Antônio Teles de Mendonça ao Jornal de Sergipe de 05/12/1980.

Continua o matutino: "Naquela manhã de pacificação para os desportistas sergipanos, o patrono do Tremendão da Serra, José Queiroz, vivendo um dia de emoção, ficou satisfeito com o pronunciamento feito pelo chefe do executivo itabaianense. "Todavia - disse - espero que o apoio do dinâmico prefeito Antônio Teles de Mendonça não fique apenas na euforia da comemoração do tricampeonato e que o prometido seja transformado em realidade, pois o Itabaiana não pertence exclusivamente à minha pessoa, mas a todos aqueles que são filhos desta próspera cidade".


A importância da Associação Olímpica de Itabaiana para a cidade serrana vai muito além de campanhas vitoriosas no âmbito esportivo. A instituição, reconhecida como utilidade pública estadual pelo ex-governador João Alves Filho, através da Lei nº 2.519 de 1984, é parte indissociável na formação da personalidade do povo itabaianense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário