Chegamos ao último dos quatro episódios do 'especial' sobre o título do Campeonato Sergipano de 1997.
O Itabaiana chegara ao triangular final com apenas 1 ponto. Venceu as suas três primeiras partidas no turno final e chegou a 10. Seu adversário, o Confiança, chegara com 5 pontos, somando mais 4 e chegando a 9.
Na partida final, o empate favorecia ao Tricolor da Serra. Mas o Ita venceu novamente, por 1x0, e fechou a fase decisiva com 100% de aproveitamento (4 vitórias em 4 jogos), indo a 13 pontos e deixando o rival azul com 9.
O jornal A Gazeta de Sergipe descreveu assim o gol do título tricolor: "Paulinho perdeu a bola na intermediária do Itabaiana. Pedro Costa tocou para Boguito, este viu a penetração de Ademir pela esquerda e tocou rápido. Ademir cruzou forte e Pedro Costa de cabeça fazia 1x0. O gol do título, para delírio da torcida serrana, que acompareceu em bom número ao Batistão."
Mas Pedro Costa não foi o único herói da partida. O goleiro Ricardo defendeu um pênalti cobrado pelo zagueiro Valdson. Prossegue o matutino: "O Confiança esteve perto do empate, logo no início do segundo tempo. Aos 2 minutos, Márcio Resende marcou pênalti em Rocha. A torcida proletária vibrou, na expectativa do empate, resultado que naquele momento poderia modificar o panorama da partida. Valdson partiu displicente para a cobrança, zombou do goleiro Ricardo e cobrou fora do seu estilo. Ele trocou a batida forte na bola por um toque colocado. Telegrafou e Ricardo, outro herói do jogo, defendeu a penalidade máxima. A partir daquele momento, a sofrida torcida proletária começava a sentir que a noite não era do Confiança. E não foi mesmo."
O Jornal da Cidade destacou: "Título dedicado ao patrono e prefeito - Os jogadores do Itabaiana dedicaram o título de campeão ao patrono José Queiroz e ao prefeito Luciano Bispo. 'Vocês dois souberam honrar todos os compromissos conosco. Esse troféu é de vocês', disse o capitão Pedro Costa, autor do gol do título que acabou com o jejum de 14 anos. Quando o árbitro Márcio Resende de Freitas apitou o final do jogo, a torcida tricolor invadiu o gramado do Batistão e foi comemorar a vitória bem perto dos heróis."
A Gazeta de Sergipe ratificou: "Pedro Costa marcou o gol do título histórico do Itabaiana e dedicou a José Queiroz e Luciano Bispo (...) O prefeito Luciano Bispo foi carregado nos braços dos torcedores no Batistão e entrou em Itabaiana carregado pela torcida."
Vamos relembrar todos os detalhes técnicos da partida:
Confiança 0x1 Itabaiana
Competição: Triangular Final do Campeonato Sergipano de 1997
Local: Estádio Lourival Baptista (Batistão), em Aracaju (SE)
Data: 11/12/1997 (Quinta-Feira)
Renda: R$ 70.037,30
Árbitro: Márcio Resende de Freitas (FIFA/MG)
Auxiliares: Eriberto Pessoa e Erivan Pessoa
Confiança: Marquinhos, Adroaldo, Denilson, Valdson e Adilson; Fábio Costa (Allan), Adalberto, Rocha e Geraldo; Paulinho (Fabinho) e Nildo (Marcos Maruim)
Técnico: Aylton Rocha
ITABAIANA: Ricardo, Papada (Henrique), Wellington Madeira, Reginaldo e Ademir; Quilo, Sandro, Paulo Sérgio Adocica (Djair) e Boguito (Daniel); Pedro Costa e Edvan
Técnico: Nazareno Silva
Cartões Amarelos: Nildo (Confiança). Quilo, Djair e Pedro Costa (Itabaiana).
Cartões Vermelhos: Geraldo (Confiança) e Daniel (Itabaiana).
Gol: Pedro Costa (19'/1ºT)
(Vídeo: TV Atalaia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário