Hoje, 03/02, o nosso eterno camisa 5, Gil Sergipano, completa idade nova. Gil nasceu em Tobias Barreto em 03/02/1964, mas foi no Itabaiana que ele se destacou para o futebol. Chegou ao Tremendão em 1983, sendo improvisado várias vezes na lateral-direita.
Realizou mais de 100 partidas com a camisa tricolor, entre 1983 e 1987, sendo o dono absoluto da camisa de número 5. Suas excelentes e regulares apresentações chamaram a atenção de diversas equipes como Flamengo/RJ, Grêmio/RS e Bahia.
O Jornal de Sergipe de 28/11/1987 destacou: "Apesar do assédio do Grêmio de Porto Alegre e também do Flamengo, o volante Gil, emprestado pelo Itabaiana ao Bahia, ficará mesmo no bicampeão da Boa Terra. Foi o que garantiu ontem o deputado José Queiroz, tão logo retornou de Brasília, onde passou a semana. O preço do passe de Gil quando foi ao tricolor baiano, foi fixado em Cz$ 600 mil. O Grêmio chegou a oferecer uma quantia bem superior, contudo, o patrono do Itabaiana fez questão de manter a palavra empenhada. O presidente do Bahia, Paulo Maracajá, propôs fazer o pagamento em duas parcelas, com a primeira sendo em dezembro e a última no primeiro mês do ano de 88."
No Bahia, Gil Sergipano se destacou, sendo peça fundamental do técnico Evaristo de Macedo na conquista do Campeonato Brasileiro de 1988. Pelo Bahia, Gil foi ainda campeão baiano em 1988 e 1991, e disputou a Taça Libertadores da América de 1989, inclusive marcando gol contra o Internacional, no Beira Rio. Atuou ainda no Vitória, onde foi Vice-Campeão Brasileiro em 1993.
Como técnico, teve uma breve passagem pelo Itabaiana, em 2006, tendo treinado ainda o Bahia e algumas equipes menores do nosso Estado, como Olímpico, Amadense, Sete de Junho e Estanciano.
Parabéns, Gil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário