quarta-feira, 13 de março de 2019

Há 45 anos o Futebol Sergipano pisava pela primeira vez no gramado do Maracanã


Fluminense x Itabaiana, no Maracanã


Há exatamente quarenta e cinco anos, em 13/03/1974, o Itabaiana entrava mais uma vez para a história do Futebol Sergipano ao ser o primeiro clube do Estado a atuar no até então maior estádio de futebol do mundo, o Maracanã.

O Tremendão era o legítimo representante do Estado no Campeonato Nacional de 1974 e a partida ocorreu pela segunda rodada do Brasileirão daquele ano, contra o Fluminense.

Antes da partida, o Diário de Aracaju destacava: "Pela primeira vez um clube sergipano se exibe no Maracanã. Esta honra pertence ao Itabaiana, que tem a responsabilidade de enfrentar, esta noite, o Fluminense, pela segunda rodada da fase de classificação do Campeonato Nacional [...]. A presença do Itabaiana no Maracanã é realmente uma novidade. Será o primeiro clube sergipano a se apresentar no maior estádio do mundo, o que ficará registrado através de uma placa que o chefe da delegação, Bel. Lises Alves Campos, entregará a administração da ADEG." 

A partida teve transmissão da TV Sergipe para todo o Estado. No decorrer do jogo o Ita portou-se bem e incomodou bastante o Tricolor das Laranjeiras. De acordo com a Gazeta de Sergipe "o Fluminense precisou abusar da cera técnica para barrar o Itabaiana, onde despontavam Tatica, Gustinho e Paulo, como os grandes jogadores em campo".  

O tricolor carioca abriu o placar com Manfrini e o Tricolor da Serra empatou com o centroavante Gaúcho. Segundo a Gazeta de Sergipe, "aos 42 minutos, numa jogada belíssima de Gustinho, que deu em profundidade, pelo alto, Bruñel falhou e Gaúcho entrou livre para marcar o tento de empate. A cidade de Itabaiana quase voava pelos ares e a pequena torcida do Maracanã vibrou com o golaço da equipe sergipana". 

Mas aos 25 minutos do segundo tempo o Flu consignou o gol da vitória, marcado por Luís Alberto. A Olímpica de Itabaiana tanto mereceu uma melhor sorte que um próprio matutino carioca, o Jornal do Brasil, admitiu: "O árbitro Hélio Cosso teve fraca atuação, deixando de marcar um pênalti contra o Fluminense".


Confira a ficha técnica completa da partida histórica:

Fluminense 2x1 ITABAIANA
Competição: 2ª Rodada do Campeonato Brasileiro de 1974 (Grupo A)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13/03/1974 (Quarta)

Renda: Cr$ 42.337,50 - Público: 5.859 pagantes

Árbitro: Hélio Cosso
Auxiliares: Luiz Carlos de Oliveira e Luiz Caetano Fernandes

Fluminense: Roberto, Toninho Baiano, Bruñel, Silveira e Casagrande (Marinho); Rubens Gálaxe e Cléber; Manfrini, Paulo (Cafuringa), Luís Alberto e Moacir
Técnico: Duque

Itabaiana: Wilson, Pedrinho, Tota, Paulo Preto e Edson Scott; Cagnani, Gustinho e Tatica; Catarina (Paranhos), Gaúcho e Duda
Técnico: Daltro Menezes

Gols: Manfrini (30'/1ºT) e
Luís Alberto (25'/2ºT) - FLU .
Gaúcho (40'/1ºT) - ITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário