terça-feira, 26 de maio de 2020

O Itabaiana foi bicampeão do Torneio Início da Zona Centro de Sergipe, em 1953



Em pé: Osvaldo Carvalho, Fogonela, Valdenor, Pierrot, Antônio Sizino e Nilo Carvalho; Agachados: Divo Preto, Fernando, Zé de Hermógenes, Antônio Oliveira, Dão e Dequinha.

A formação nos foi passada pelo saudoso ex-atleta Osvaldo Carvalho.

Na foto, colorizada por nosso amigo Davi Tenório, do Almanaque do Gipão, vemos uma formação do Itabaiana do início da década de 1950, já como Associação Olímpica de Itabaiana.

Este time-base, junto com atletas como Bonito, Bacalhau, Picolé e Zé Borrachinha, conquistou o bicampeonato do Torneio Início da Zona Centro, em 1953.

Recorremos ao jornal A Cruzada, de 02 de agosto de 1953, em matéria escrita por José Queiroz da Costa: 

"Sagrou-se campeão do Torneio Início a Associação Olímpica de Itabaiana

O conjunto itabaianense depois de vencer as equipes de Maruim e Riachuelo alcançou o Bi-Campeonato para suas côres; regular apenas a produção da equipe; juiz, quadros e renda.

Com um transcurso verdadeiramente emocionante foi realizado o Torneio Início de Futebol da Zona Centro, onde tínhamos como disputantes as equipes da Associação Desportiva Maroinense, de Maruim, a Associação Olímpica de Itabaiana e o Riachuelo Futebol Clube, da cidade do mesmo nome. 

Um grande público afluiu em massa à Praça de Esportes Etelvino Mendonça, da bela e próspera cidade 'serrana', haja visto a bela tarde que vimos cheia de sol e ainda pelo interêsse que despertava no público nos referidos embates. 

De início tivemos a oportunidade de presenciar o desfile dos quadros disputantes no gramado, pra logo depois, ao som do Hino Nacional, serem hasteados os pavilhões da F.S.D, da C.B.D e Nacional.

Após estas festividades, presenciamos a disputa da primeira partida da tarde, abrangendo esta os quadros da Associação Desportiva Maroinense e da Associação Olímpica local. A pugna foi bastante movimentada em ambas as fases, notando-se, entretanto, o Itabaiana mais preciso e consciencioso nos seus ataques a cidadela adversária, como também nas defesas. No final, o marcador assinalava dois a um para os locais, tentos marcados por Pirrosinho (2) para o quadro vencedor e Gil (1) para os vencidos.

Os 'gols' foram conquistados pela ordem seguinte: aos 3 minutos da fase inicial Pirrosinho marcou o primeiro tento itabaianense; aos 4, a equipe de Maruim empatou por intermédio de Gil. Terminou com o marcador de um a um a fase inicial. No período final, ainda Pirrosinho marcou o tento da vitória itabaianense, quando decorriam precisamente dez minutos.

Após o descanso regulamentar, voltou o quadro do Itabaiana ao gramado para a peleja decisiva com o Riachuelo F.C, partida esta que, como a primeira, caracterizou-se da mesma maneira. Prevaleceu o espírito de luta dos disputantes. Ao ser finalizada, o placard assinalava 1 tento a zero para o Itabaiana, 'gol' marcado por Fôgo Nela aos seis minutos da segunda fase, ao cobrar uma penalidade máxima.

O árbitro das duas partidas foi o Sr. Cavalcante, que poderia ter sido melhor. Contudo, esteve regular.

Os elementos mais destacados nos quadros foram:
Na Associação Desportiva Maroinense: Edgar, Hilton, Paulo e Gil.
No Riachuelo F.C.: Eliezer, Teninho, Chico e Bandinha.
Na Ass. Olímpica de Itabaiana: Fernando, Dequinha, Fôgo Nela e Pirrosinho.

A renda foi de Cr$ 2.274,00. Os quadros estiveram assim constituídos:

Ass. Desportiva Maroinense: João; Pedrinho e Edgar; José, Zé Rouco e Manoel; Gil, Paulo, Mário, Hilton e Elias.

Riachuelo F.C.: João; Zé de Lourdes e Bandinha; Firminio, Eliezer e Milton; Zé de Aurélio, Teninho, Chico, Rodeirinha e Valmir.

Ass. Olímpica de Itabaiana: Fernando; Zeferino e Bonito; Hermógenes, Dão e Dequinha; Bacalhau, Antônio, Fôgo Nela, Pirrosinho e Picolé (na segunda partida Borrachinha)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário