sexta-feira, 8 de março de 2024

No Dia Internacional da Mulher, homenageamos Dona Ceça

 



Hoje, 08/03, homenageamos Dona Ceça, tradicional mulher itabaianense do século passado/retrasado e grande torcedora do Tremendão, que nos deixou em 1981.

Segundo sua neta Tereza Cristina: "(ela) foi uma matriarca de pulso forte e coração amoroso. Como mulher, estava à frente de seu tempo porque não se contentava em exercer apenas o papel de dona de casa, esposa e mãe. Era uma personagem ativa que participava das tomadas de decisões não só no tocante aos assuntos familiares, mas também nas questões sociais e políticas da cidade. Recebia em sua casa com frequência autoridades para uma farta refeição, mas também aproveitava o ensejo como espaço de reivindicação sobre necessidades dos menos favorecidos. Era ouvida com muito respeito e suas opiniões sempre consideradas, uma vez que eram oriundas de visitas que costumava fazer nas periferias do lugar."

Certa vez, encomendou uma enorme imagem de Santo Antônio e a doou ao Tricolor da Serra. O Santo saiu em carreata da sua casa até o estádio e, de lá pra cá, o Glorioso Antônio, além de padroeiro da cidade, passou a ser considerado também o protetor da Olímpica de Itabaiana.

Aos 96 anos, ela orgulhava-se em ser a torcedora mais velha do Tremendão e não se furtava em dar 'broncas' nos atletas tricolores, exigindo mais empenho a cada partida.

Na foto, ela está com a faixa da conquista do Campeonato Sergipano de 1978. Nos deixou em 23/07/1981, aos 96 anos de idade.

Através desta postagem, homenageamos todas as mulheres tricolores pelo seu dia 👏🏼.


Nenhum comentário:

Postar um comentário