sexta-feira, 24 de maio de 2024

Um clássico que de paz não tem nada

Muitos pensam que a nomenclatura 'Clássico da Paz', dada ao jogo Itabaiana x Sergipe se dá por uma suposta ausência de rivalidade entre as equipes. Muito pelo contrário!

O clássico pegava fogo, principalmente nas décadas de 70 e 80. A rivalidade era extrema e diversos jogos entre tricolores e rubros terminavam em confusão, tanto nos bastidores, quanto em campo, bem como nas arquibancadas. Até batalha campal rolou!

Após uma dessas grandes confusões, no início da década de 80, a imprensa aracajuana, com o objetivo de tentar apaziguar os ânimos entre as equipes, começou a divulgar que o jogo seguinte entre Itabaiana e Sergipe deveria ser encarado como o 'Clássico da Paz', um jogo de reconciliação. Resultado: mais uma confusão e aumento da rivalidade.

E assim ocorreu durante um bom tempo: a imprensa 'recomendava' que o clássico seguinte deveria ser o da 'paz' e que as arestas deveriam ser aparadas. Até que o nome pegou.

Quem é da nova geração e acha que não há rivalidade entre Sergipe e Itabaiana está redondamente enganado. Historicamente, o maior rival do Itabaiana é justamente o clube vermelho da capital.

Nas imagens, trazemos recortes de jornais de diversas confusões protagonizadas por Itabaiana e Sergipe: em 1970, 1972, 1979 e 1981. Felizmente esse tempo de agressões físicas passaram e os clubes atualmente conseguem enfrentar-se civilizadamente.

Neste domingo enfrentaremos o nosso grande adversário pela Série D.  Temos a oportunidade de nos firmar na liderança do campeonato e aumentar a crise pro lado deles. Temos que buscar a vitória a todo custo! Vamos invadir o Barretão!











Nenhum comentário:

Postar um comentário