segunda-feira, 20 de abril de 2020

Parabéns, Claudionor Germano! 88 anos!

 

 
Ontem, 19 de abril, o cantor Claudionor Germano da Hora, o Rei do Frevo, completou 88 anos de idade. Foi Claudionor quem deu voz ao Hino do Itabaiana, que foi gravado entre 1971 e 1972.

A letra foi escrita pelo poeta itabaianense Alberto Carvalho e a música é de composição do maestro pernambucano Nelson Ferreira.

O processo de escolha do hino oficial do Itabaiana começou em 1970. Segundo o jornal O Serrano de 16/07/1970: "Depois dos exaustivos trabalhos de comemoração ao 32º ano da Associação Olímpica de Itabaiana, a diretoria do Tremendão volta-se agora para o problema de escolha do Hino Oficial da equipe campeã de 69. Segundo conseguimos apurar, trinta e seis hinos concorrem ao prêmio, estando todos eles em envelopes lacrados, sendo que alguns foram enviados em fitas magnéticas. A comissão, que deverá ser organizada dentro destes dias, terá o trabalho, inicialmente, de desclassificar os mais fracos, deixando somente uns cinco a seis hinos, que serão defendidos no auditório do Cine Sto. Antônio, perante toda a torcida serrana, a quem caberá, por aplausos, escolher o vencedor".

Depois de todo o processo de escolha da letra, o maestro Nelson Ferreira compôs a melodia e Claudionor Germano e Côro fizeram a interpretação do hino que conhecemos até hoje.

Segundo o mesmo jornal O Serrano, desta vez na edição de 06/05/1972: "Já se encontra à venda em nossa cidade e em Aracaju a MARCHA DO TREMENDÃO, especialmente gravada em Recife. A MARCHA DO TREMENDÃO teve sua letra escrita por Alberto Carvalho e música de Nelson Ferreira, tendo sido cantada por Claudionor Germano e Côro (...) A MARCHA DO TREMENDÃO é o Hino da Associação Olímpica de Itabaiana, o tão esperado hino que Alberto Carvalho, poeta, melhor que ninguém soube fazê-lo, fugindo do trivial comum, da rotina de todos os hinos. É um hino diferente, novo, quente, e que reflete a alma da torcida serrana".

Claudionor Germano é o mais famoso cantor de frevo do país e gravou outros hinos de clubes de futebol além do nosso, como o do ABC-RN e do ASA de Arapiraca-AL.
Parabéns, Rei do Frevo! Muitos anos de vida! É o que deseja o Baú do Tremendão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário